Nota de esclarecimento à população do município de Codó

O Hospital Geral Municipal (HGM) vem a público, por meio desta nota de esclarecimento, repudiar veementemente a falsa e maldosa informação divulgada por um canal de rede social local sobre o falecimento de uma criança em nossa unidade no dia 18 de agosto de 2025.
De forma irresponsável e desrespeitosa com a família, o referido blog divulgou uma narrativa de terror, acusando nossa equipe de profissionais de saúde de ter causado uma morte cruel e desumana à criança. Tal narrativa é desprovida de qualquer fundamento e configura uma grave difamação.
A verdade dos fatos
A paciente e mãe da criança deu entrada no pronto-socorro do HGM na madrugada do dia 18/08/2025, já em trabalho de parto e com graves complicações que indicavam sofrimento fetal.
A equipe de plantão de obstetrícia agiu imediatamente e, diante do quadro delicado, optou por um parto cesariano na tentativa de salvar tanto a vida da mãe quanto a da criança.
Durante o procedimento, a mãe apresentou um agravamento em seu estado clínico, com risco de morte.
Diante da urgência e após informar a família sobre a situação, a equipe concentrou todos os seus esforços para salvar a vida da paciente, na esperança de que houvesse tempo para também salvar a criança. Infelizmente, a criança veio a óbito.
Informamos, ainda, que a mãe se encontra estável e devidamente assistida por nossa equipe multidisciplinar.
Externamos nossos mais sinceros sentimentos à mãe e aos seus familiares por esta fatalidade.
Toda a equipe do HGM se solidariza com a dor desta família e reitera seu compromisso com a vida e a saúde de todos os codoenses.
Ressaltamos que a transparência e a ética são valores inegociáveis em nossa instituição.
Lamentamos profundamente a divulgação de informações distorcidas que visam apenas causar pânico e descredibilizar o trabalho sério e dedicado de nossos profissionais.
Atenciosamente,
A Direção do Hospital Geral Municipal de Codó

Workcenter© 2025. E todos os direitos reservados.
