A Prefeitura de Codó lançou a 2º edição do Projeto Samuzinho nas escolas municipais. O evento aconteceu nesta terça-feira (07) no Salão Nobre da Prefeitura, e contou com a presença do prefeito Francisco Nagib, secretario de saúde Suelson Salles, secretário de educação, Paulo Buzar, representantes do Corpo de Bombeiros, Ciretran, Conselho Municipal de Saúde e do Legislativo Municipal.

O principal objetivo do Projeto é de que as crianças, uma vez em contato com essas informações passadas pelas equipes do SAMU, possam se transformar em agentes multiplicadores junto à escola e a comunidade em que vivem. A importância do projeto está em diminuir no numero de trotes, o que atrapalha os atendimentos, principalmente na zona rural.

Além de compartilhar informações junto à comunidade, o projeto também investe na formação de crianças e educadores como agentes multiplicadores de conhecimento específico em primeiros socorros. O “Samuzinho nas escolas” é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde. A ideia é repassar às crianças orientações sobre situações de risco de acidentes, sejam no ambiente escolar, ou até o espaço doméstico. “Educar para a prevenção de acidentes é primordial para combater os traumas por causas externas que hoje é um problema nacional de saúde pública”, destacou o diretor do Messias.

O prefeito Francisco Nagib reafirmou o compromisso da Prefeitura na formação dos futuros cidadãos. “Isso é mais do que importante, porque enquanto uma ambulância do SAMU se desloca para atender um trote, na cidade ou no campo, uma pessoa poderá realmente está precisando desse atendimento, correndo risco até de perder sua vida. Queremos formar cidadãos melhores, orientando-os sobre atitudes responsáveis. O projeto vai permitir que eles tenham noções de segurança básica e cuidados tanto deles mesmos quanto do próximo, além de aprenderem a utilizar da maneira adequada os serviços de emergência do SAMU, evitando trotes”, concluiu.