Na manhã de sexta-feira (20) o Prefeito de Codó, Francisco Nagib, acompanhado do secretário de saúde do município, Dr. Suelson Sales, entre outras autoridades, entregou para população codoense as novas instalações da Unidade de Saúde da Família, Dr. Borborema, localizada próximo a Praça Almirante Tamandaré. Além de ter sido totalmente reformada e ampliada, a UBS foi a primeira em Codó a aderir ao programa Saúde na Hora.

O Programa Saúde na Hora, lançado em maio, pelo Ministério da Saúde, amplia os recursos mensais a municípios que estenderem o horário de funcionamento das unidades de saúde para o período da noite, além de permanecerem de portas abertas durante o horário de almoço e, opcionalmente, aos fins de semana. A iniciativa visa ampliar o acesso da população aos serviços da Atenção Primária, como consultas médicas e odontológicas, coleta de exames laboratoriais, aplicação de vacinas e pré-natal.

Primeira UBS de Codó a aderir ao Saúde na Hora

A Unidade de Saúde da Família, Dr. Borborema, contém agora três equipes de saúde da família, duas equipes de saúde Bucal, duas novas salas de odontologia e, até 2020 contará com um total de dez equipes de saúde da família e saúde bucal. “O Posto de Saúde Dr. Borborema começará a funcionar das 8 às 20 horas, com sala de observação, onde o paciente vai ficar no local até melhorar. Se caso necessite de uma internação será feito a sua transferência para o HGM, via SAMU. A medida tem como objetivo facilitar o acompanhamento de saúde, principalmente de pessoas que trabalham fora”, explicou o secretário Suelson Sales.

Objetivo é ampliar acesso aos serviços da Atenção Primária e desafogar o fluxo da UPA e emergências do HGM. “A Atenção Primária é a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), onde cerca de 80% dos problemas de saúde da população podem ser solucionados. Com mais resolutividade na Atenção Primária a gente espera desafogar muito a UPA e o HGM, Muitas mães buscam atendimento médico para os filhos depois das 17h. Agora terão mais esta opção e facilidade”, concluiu o prefeito Nagib.

Ascom – PMC

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.