Para garantir mais agilidade nos atendimentos no HGM e nas Unidades Básicas de Saúde, a Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, irá iniciar a instalação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), conforme recomendação do Ministério da Saúde. Nesta quarta-feira (27) o prefeito Francisco Nagib, o secretário de saúde, Suelson Sales, secretários de governo e servidores receberam no Salão Nobre da Prefeitura a primeira parte dos equipamentos para a implantação do novo e moderno sistema.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Suelson Sales, a instalação do PEC será feita no HGM, no CEC e em todas as UBS’s, criando uma rede mais ágil, inteligente e eficiente para pacientes e profissionais da saúde. “Será um grande avanço para nosso município este importante paço para a modernidade, melhorando a coleta, registro e arquivo de informação de saúde dos nossos usuários, permitindo que a equipe de saúde realize a gestão do cuidado de forma integrada, uma vez que o PEC permite a visualização do fluxo do paciente pelos profissionais, de acordo com o perfil de cada um, da recepção à finalização da consulta ou procedimento”, explicou.

Para o prefeito Francisco Nagib, a implantação do novo sistema é a realização de um sonho, de ver um atendimento mais eficiente, humanizado e com muito mais comodidade para a população codoense. “No início de nosso governo nos fizemos um plano de ação para informatizar toda nossa rede de saúde no município. Então, com o objetivo de diminuir as filas, de agilizar os atendimentos e dar mais conforto aos pacientes, nós investimos cerca de setecentos mil reais em equipamentos e mais de duzentos comutadores, que irão fazer a integração de toda a nossa rede de saúde, além de nossas equipes do PSF. Todo cadastro dos pacientes, controle de medicamentos, central de marcação de consulta estarão no sistema. Os pacientes já farão com toda agilidade e segurança a marcação das suas consultas com o médico especializado”, afirmou.

Prontuário eletrônico

O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) é uma plataforma digital ofertada gratuitamente pelo MS que reúne o histórico médico, os dados e os resultados de exames dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), proporcionando um ganho na qualidade e na gestão da Atenção Básica para o gestor, para os profissionais de saúde e para o cidadão.

O prontuário também permite a verificação, em tempo real, da disponibilidade de medicamentos ou mesmo o registro das visitas de agentes de saúde, melhorando o atendimento à população. A transmissão 100% digital dos dados da rede municipal à base nacional possibilita, ainda, que o Ministério confira online como está sendo investido cada real do SUS, na saúde do brasileiro.

Ascom – PMC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.