foto Nilton Messias

Juntos, a prefeitura de Codó e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA fizeram a inauguração da Sala da Cidadania, localizada no Centro de Cultura, próximo à secretária de agricultura. A sala da cidadania é um importe espaço para que os moradores de comunidades e assentamentos do INCRA possam dispor em Codó de vários serviços como: emissão de comprovação de atividade rural, cadastro de contribuição de imóvel rural, declaração de aptidão agrária e atualizações diversas, dentre outros atendimentos, que antes eram realizados apenas na capital São Luís.

É um sonho de mais de 120 anos de nossos assentados e produtores rurais, que qualquer problema que tinham em seus assentamentos tinham que recorrer a capital. Mas agora eles podem encontrar todos os serviços que precisam aqui mesmo em Codó. O prefeito Nagib foi a Brasília e conseguiu junto ao INCRA que fizéssemos esse convênio para implantação da sala da cidadania”, disse o Secretário de Agricultura, Araújo Neto.

Estima-se que em Codó existam mais 15 mil famílias que vivem em comunidades e assentamentos do INCRA, um grande público que sofria bastante para que pudesse ter sua documentação de terra regularizada e também participar de projetos e programas dos governos: federal, estadual e municipal. Presidente Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Codó, Timbiras e Coroatá, José Luís destacou esta importante conquista para o homem do campo. “É uma grande conquista para nossos assentados e produtores de toda região. A iniciativa vai facilitar muito a vida dessas famílias”.

Além de inaugurar a sala da cidadania, o superintende do INCRA, George Melo, anunciou com o prefeito Nagib outras conquistas ao agricultor familiar: mais de 2 milhões para reforma e construção de estradas vicinais, créditos financeiros aos cadastrados no INCRA e Interma, reforma e construção de casas em comunidades e assentamentos, e a entrega de título de terra. “Quero primeiramente parabenizar a iniciativa do prefeito Francisco Nagib em ter nos procurado para inaugurarmos esta Sala da Cidadania, que será tão necessária para as famílias da região”.

Diante de tantas conquistas e anúncios de mais melhorias para o trabalhador rural, em curto prazo, o prefeito Nagib só tem agradecer ao apoio do INCRA e o governador Flavio Dino, que tem contribuindo para o desenvolvimento da agricultura. “É com muito orgulho e muita alegria, que nos estamos fazendo história na vida dos agricultores e comunidades assentadas, que esperavam dia e noite o apoio do poder público, para regularizar sua situação, produzir com mais tranqüilidade e ter sua renda. A Sala da Cidadania será um espaço para que essas famílias resolvam, aqui mesmo em Codó todas as questões sobre seus assentamentos. Parabéns a todos”, concluiu o prefeito.

 

Ascom – PMC

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.