No último sábado (12) o prefeito de Codó, Francisco Nagib, esteve em São Luís para receber do governador Flávio Dino e do secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, equipamentos para o combate a malária e o Aedes aegypti. O prefeito recebeu moto e mais três tipos de equipamentos utilizados no combate à malária, leishmaniose e ao mosquito Aedes aegypti. A entrega dos equipamentos faz parte da primeira etapa do Plano de Ação de Combate à Malária.

Na ocasião, trinta cidades foram contempladas com motocicletas, incluindo Codó, e 46 receberam equipamentos pulverizadores. Além da motocicleta, o pacote de equipamentos para o controle da malária em Codó contou com o equipamento Ultra Baixo Volume (UBV) costal, utilizado no combate do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, e pulverizador de 15,2 L e termonebulizador, equipamentos empregados no combate da malária e leishmaniose.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, ressaltou que essa é a primeira etapa do Plano de Ação de Combate à Malária, que visa erradicar a doença no estado. “O Maranhão, ano passado, foi reconhecido com o prêmio Campeão das Américas com o Combate à Malária, exatamente por conta da redução da incidência da doença em nosso estado. Para 2016 e 2017, a gente teve registros de casos importados e, justamente para prevenir essa situação, sobretudo entre os povos indígenas, o Governo do Maranhão está fazendo a entrega de motos e pulverizadores nessa primeira etapa do Plano de Ação de Combate à Malária, para que a gente tenha a erradicação da doença no Maranhão”, explicou.

Para o prefeito Francisco Nagib, os equipamentos possibilitarão o reforço das ações que já são realizadas para combate à doença em Codó. “O trabalho de nosso departamento de vigilância epidemiológica em Codó vem conseguindo bons números no combate a Malária, controle do Aedes aegypti, e do vetor flebotomíneo, inseto envolvido na transmissão das leishmanioses. A chegada desses equipamentos irá intensificar muitas de nossas ações em Codó, tanto na sede do município, quanto nos povoados de nossa extensa zona rural. Essa importante parceria com o governo do Maranhão demonstra a sensibilidade do Governo Flávio Dino para, junto com os gestores municipais, trabalhar e proteger a população das doenças transmitidas pelo mosquito”, concluiu o prefeito.