A partir de janeiro, a maior remuneração paga a um professor codoense será de R$ 3.883,39 por 25 horas semanais, de acordo com Plano de Carreira.

O prefeito de Codó, Francisco Nagib, bate o martelo e garante 100% do reajuste 2020 do piso salarial dos profissionais da educação básica, fixado nacionalmente em 12,84%, conforme orientação do Ministério da Educação-MEC. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (30) em reunião com professores da rede pública municipal.

Com a medida, o Governo Municipal mantém ativa a valorização e o reconhecimento da importância dos educadores codoenses, resolvendo, desse modo, enfrentar todas as dificuldades financeiras e, mais uma vez, assegura o direito ao reajuste em sua integralidade, diferentemente do que vem acontecendo em diversos municípios Brasil a fora.

De acordo com o Secretário de Educação, Ricardo Torres, um dos desafios está no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, que impõe gastos máximos de até 54% do orçamento para pagamento de folha de pessoal de todas as secretarias. O secretário também afirma que outra dificuldade é controlar a aplicação dos percentuais de 60% do Fundeb, que em 2019 já alcançou cerca de 74% dos recursos investidos, exclusivamente, com o pagamento dos professores e demais profissionais do magistério da rede municipal.

A decisão do prefeito foi tomada após ouvir as equipes técnicas das secretarias de Educação, Administração e Finanças, além da assessoria jurídica e de comunicação, em reunião realizada na última terça-feira (28).

O piso salarial do professor codoense (25 horas semanais/nível superior) mantém-se como um dos mais elevados do Brasil.

O professor codoense, de nível superior, já inicia sua carreira recebendo 50% (cinqüenta por cento) a mais do que o valor do piso salarial nacional da categoria.

Veja os valores abaixo comparando, proporcionalmente, o piso salarial nacional com a remuneração paga, já em janeiro de 2020, aos professores da rede municipal de ensino.

Valor do piso nacional 2020

Proporcional 25h/semanal

(LEI 11.738/08)

Menor remuneração paga ao Professor de Codó em 2020* Maior remuneração paga ao Professor de Codó em 2020*
R$ 1.803,84          R$ 2.705,76

*Nível superior/25h semanais.

Encerrando a reunião, o prefeito Francisco Nagib declarou: “Temos a obrigação de fazer tudo que estiver ao nosso alcance para continuar valorizando e reconhecendo a importância de todos os nossos professores e servidores da educação. Porque nossos alunos precisam contar com profissionais cada vez mais motivados para desenvolverem todo o seu potencial. Esse é o melhor caminho que existe para consolidarmos o desenvolvimento social e econômico de nossa Cidade.”