A terceira Feira literária de Codó, a FLIC edição 2019, foi oficialmente aberta na última quarta-feira (14) na Praça de São Sebastião. Na cerimônia de abertura estavam presentes autoridades, como o prefeito Francisco Nagib, a primeira-dama e secretária de desenvolvimento social, Agnes Oliveira, o vice-prefeito e secretário de educação Ricardo Torres, secretários de governo e representantes do Legislativo. Também participaram do evento, educadores, estudantes e comunidade. O tema da FLIC 2019 foi “Um Pais se Faz com Homens e Livros”, mergulhando no mundo de Monteiro Lobato, e o homenageado da noite foi o professor Carlos Gomes.

Estou muito emocionado e feliz por participar de um momento tão especial da educação de Codó.Nos últimos anos a educação de nosso município vem passando por inúmeras transformações positivas, na cidade e zona rural. Quero parabenizar o trabalho do prefeito e de toda equipe da SMECTI, que colocaram a garra e a energia necessárias para fazer uma Feira Literária deste porte, que fomenta a prática da leitura e contribui para educação de qualidade a nossas crianças, jovens e adultos. Parabéns a todos!”, declarou o secretário Ricardo Torres.

Idealizada pela gestão Mais Avanço, Mais Conquistas, por meio da Secretaria de Educação Ciência, Tecnologia e Inovação, e instituída como Lei por meio do projeto do vereador Pastor Max, a Feira literária já faz parte do calendário oficial do município. “É um momento muito especial e um avanço para educação de Codó. a educação deixou de ser uma política de governo para se tornar uma política de estado, sendo muito valorizada pela atual gestão. E a FLIC é o símbolo desta vitalidade e fica mais forte a cada ano, com grandes parcerias e um estrutura que a nossa população merece, tornando Codó, cada vez mais, um pólo de leitores e de um povo que ama e valoriza a cultura”. Declarou o vereador Pastor Max.

A FLIC 2019 vai até o dia 17 de agosto, com uma programação bem diversificada e apresentações de mais de 45 escolas da rede municipal de ensino, além de cursos, palestras e oficinas para a comunidade estudantil de Codó e região. O público poderá contar com o lançamento de livros, roda de conversa com autores nacionais e internacionais e apresentações culturais.

Mais um grande paço dado e um avanço significativo para a educação que tanto desejamos. A idéia da Feira Literária de Codó surge em um cenário de muitos investimentos na educação, por parte do governo municipal e da necessidade de melhorarmos nosso IDEB. Hoje a FLIC se torna cada vez maior e nos sentimos muito felizes por isso. Permitir o maior acesso a leitura e a escrita é fomentar cada vez mais a transformação de nossas crianças e jovens e cidadãos melhores, mais esclarecidos e conscientes de seu papel na sociedade. Teremos uma programação com palestras de renomados autores, exposições de arte e uma série de atrações. Sejam bem vindos ao mundo da leitura e do conhecimento”, concluiu o prefeito Francisco Nagib.

Ascom – PMC

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.