Laçamento do Clube de Robótica.

O evento aconteceu no início do mês passado nas escola municipais: Talmir Quinzeiro, Governador Archer, Remy Archer e Estêvão Ângelo. O primeiro momento foi na  Escola Talmir Quinzeiro, Rua do Puraqué, Bairro Sta. Terezinha e contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação – SEMECTI e da comunidade escolar.
O Clubinho da Robótica de Codó é fruto de importante parceria entre o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão –IEMA e a SEMECTI. Presente em outros municípios do Maranhão, o projeto de Codó é o maior do estado, atendendo 120 alunos do Ensino Fundamental e visa fomentar pesquisas e produtos inovadores na área da robótica.
O projeto se revela inovador porque supera a teorização, permitindo atividades pedagógicas práticas e transdisciplinares, pois os estudantes ampliarão seus conhecimentos em Língua Portuguesa, Matemática, Ciência, Química, Física, Língua Inglesa (área obrigatória) e informática. Desta forma, espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa.
Estiveram no lançamento do Clubinho da Robótica a gestora da escola Adriana Fernandes Oliveira acompanhada dos alunos participantes e do professor Eduardo Paz que coordena o projeto na referida escola. Também se fizeram presentes Raquel Pinho Coordenadora de Tecnologia e Inovação, Silvia Maria Assessora Pedagógica que, na oportunidade, representou o secretário de educação Paulo Buzar, Clóvis Silva da Unidade de Programas de Codó da Plan International que uma das parceiras das escolas contempladas.
O sucesso do projeto credenciará os alunos participarem da Olimpíada Brasileira de Robótica e do Torneio Juvenil de Robótica que acontecerá em agosto deste ano na capital maranhense, podendo chegar a etapa internacional.