Foram concluídos esta semana todos os tramites para liberação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no que se refere aos 30% fornecidos pela agricultura familiar. Um encontro no Salão Nobre da Prefeitura marcou assinatura dos contratos de aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar para alimentação escolar. Entre as 17 associações e 29 produtores individuais, são 300 trabalhadores aptos a fornecer ao PNAE no ano 2019.

Para o ato de assinatura dos contratos, além da coordenação do PNAE e dos produtores, estiveram presentes os secretários de agricultura, Araújo Neto, o secretário de educação, Paulo Buzar e o prefeito Francisco Nagib, que foi elogiado pelos agricultores, não só pela lisura no processo de seleção dos fornecedores, quanto ao apoio e incentivo que vem prestado para que eles possam produzir.

Estamos reiniciando o programa, com a assinatura dos contratos, os agendamentos e, a partir da semana que vem, já estaremos colocando nas escolas a produção dos nossos agricultores, que são nossos parceiros, do qual estamos ao lado, o ano inteiro, desde o preparo do campo até a colheita. Essa parceira constante e fundamental para que possamos levar as mesas dos nossos alunos produtos de altíssima qualidade. Agora temos as parcerias com as associações e também com produtores individuais, com uma média de trezentos agricultores, fornecendo os trinta por cento da merenda escolar destinada a produção local”, explicou o secretário municipal de agricultura, Araújo Neto.

A associação da Bacabinha, que atualmente é maior polo produtor de Codó, conta com 24 beneficiários do programa. Só o ano passado eles forneceram para mais de 200 mil reais. Verduras, legumes, frango caipira, bolos, arroz, feijão e milho, são alguns dos alimentos fornecidos pelos cerca de 300 produtores que tem melhorado de forma significativa suas rendas mensais.

O Programa de Alimentação Escolar talvez seja o que fique mais em evidência. Para melhor desenvolvermos esse programa, e com muito sucesso, é imprescindível uma parceira com as cooperativas de produtores da agricultura familiar, para fazer com que essa alimentação seja diferenciada e de muita qualidade. Uma parceria salutar tanto para as escolas quanto para as associações. Hoje temos uma parceria alicerçada, com todo incentivo do governo municipal, que faz com que os produtores forneçam seus produtos in natura e também já processados. Garantimos uma alimentação adequada, saudável, acompanhado por nossas nutricionistas, e com muita qualidade para nossas crianças”, informou o secretário municipal de educação, Paulo Buzar.

Para 2019 a gestão Mais Avanço, Mais Conquistas vai destinar mais de um milhão de reais para o PNAE 30%, o que vai promover um grande ganho financeiro aos agricultores familiares e nutrição de qualidade aos alunos, por contarem com uma merenda fresca e saudável. “Com o PNAE 30 cerca de trezentos agricultores serão beneficiados, por meio da compra local, gerando produção e renda para as famílias do campo. E é com muita alegria que renovamos esses contratos com nossos produtores, que fornecerão gêneros alimentícios da sua produção para o município, gerando receita na ordem de um milhão de reais para os agricultores. Nosso investimento começa desde o primeiro passo para produção, como preparo dos campos, distribuição de sementes, apoio técnico e depois a compra garantida dessa produção. Parabéns a todos, da agricultura, da educação e aos nossos produtores parceiros e associações. Produção, rende a prosperidade no campo em 2019”, finalizou o prefeito Nagib.