Criada e consolidada há dois anos pela Prefeitura de Codó, a Escola Municipal de Idiomas encerrou as atividades de 2019 formando mais de uma dezena de turmas. A entrega dos certificados para os alunos participantes do primeiro e segundo semestres aconteceu na última quarta-feira (18), no auditório da Escola Municipal Estevam Ângelo. A cerimônia de entrega dos diplomas contou com a presença do Prefeito de Codó, Francisco Nagib, do vice-prefeito e secretário municipal de educação, Ricardo Torres, do Vereador Pastor Max, coordenadores, professores do curso, alunos e familiares dos formandos.

Trabalhar com o projeto da Escola de Idiomas é uma grande satisfação e uma oportunidade única para os nossos alunos. Estamos completando dois anos, completando mais um ciclo e já formamos mais de trezentos alunos, pertencentes as treze escolas da rede municipal aqui na sede e do km 17, do 6º ao 9º ano e ainda turma de professores. Estamos felizes de celebrar esta vitória com a classe estudantil e iniciarmos mais u ciclo com muito sucesso”, explicou a coordenadora do curso, Mônica Leonardo.

Projeto com recursos próprios

Desde sua criação e implementação no início de 2018, o projeto da Escola Municipal de Idiomas oferta cursos básicos de Inglês, Francês, Espanhol e Língua Brasileira de Sinais (Libras) para alunos da rede pública de ensino e também para professores.  “Os cursos são bem direcionados para um aprendizado mais objetivo, direto, o que ajuda no nosso desempenho na escola e também serve para projetos futuros como ingressar em outros cursos avançados, passar em concursos ou realizar viagens de intercâmbio e aprimorar o idioma escolhido”, comentou a estudante Milena Andrade.

Antes da entrega dos certificados, algumas turmas realizaram lindas apresentações, utilizando todas as habilidades aprendidas em seis meses de curso. Demonstração de fluência em diálogos falados em francês, canção apresentada em espanhol e emocionantes apresentações musicais em Libras mostraram às autoridades presentes e ao público todo o talento dos estudantes. “É realmente um projeto fantástico, de inclusão educacional e social e que dá acesso a mais e mais alunos ao mundo dos idiomas estrangeiros e da linguagem de sinais Libras. É um privilégio testemunhar a culminância tão linda de um projeto como este e ver o quanto a Escola Municipal de Idiomas prepara bem nossos estudantes”, declarou o vereador Pastor Max.

Bastante impressionado e emocionado com o desempenho dos alunos, o prefeito Nagib falou sobre a importância do projeto e parabenizou a todos pela conclusão de mais um ciclo de cursos. “Estou muito impressionado com as apresentações dos alunos, no seu desempenho e emocionado de ver que tudo isso tenha sido fruto deste projeto maravilhoso, com recursos próprios e investidos em nossas crianças e jovens. Eu estudei em escola particular e não via o acesso, a disponibilidade e a eficiência do aprendizado de idiomas como foi mostrado hoje aqui nesta cerimônia. Parabéns a toda equipe da secretaria de educação, a coordenação do projeto, aos professores e aos nossos alunos, que mostraram o quanto é bom poder aprender e falar mais um idioma”, concluiu.

Ascom – PMC

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.