No Dia da Independência do Brasil, sábado, 7 de setembro, a cidade de Codó celebrou os 197 anos da histórica data com o tradicional desfile cívico e militar. Os codoenses lotaram a Av. Augusto Teixeira para as comemorações oficiais do Dia da Pátria. Já pela manhã, o desfile reuniu milhares de alunos da rede pública e escolas particulares, integrantes de instituições e militares. O tema do desfile foi “Educação, Diversidade e Paz” onde os estudantes e participantes do desfile mostraram com muita beleza a importância da promoção da cidadania por meio da igualdade social e tolerância entre as pessoas.

Na ocasião, acompanharam o desfile o prefeito de Codó, Francisco Nagib, a primeira-dama e secretária de desenvolvimento social, Agnes Oliveira, o secretário de educação e vice-prefeito, Ricardo Torres, secretários de governo, vereadores, representantes da Polícia Militar e do Exercito Brasileiro. “Estamos aproveitando o ensejo de celebração do Dia da Independência de nosso país para também promover a diversidade e a paz por meio da educação. Só com educação poderemos construir um pais mais evoluído, tolerante, múltiplo, criativo e sempre em busca da paz social”, disse o secretário municipal de educação e vice-prefeito, Ricardo Torres.

Para a celebração do Dia da Pátria foi montado um palanque próximo ao centro de cultura, de onde as autoridades assistiam toda a criatividade apresentada pelas instituições e escolas participantes, Como a Escola Estevam Ângelo de Sousa, que levou o tema Literatura e Trabalho, enfatizando duas obras: Futuro Feito a Mão e Vozes da Ficção, livros compostos por textos de grandes escritores brasileiros, como Machado de Assis, Aluísio Azevedo e João do Rio.

“É importante ver como as nossas escolas e nossas instituições se dedicam a realizar a tradição do sete de setembro com bastante vitalidade, criatividade e motivação. Eu destaco o trabalho da secretaria de educação e todas as secretarias de governo pelo lindo trabalho, e agradeço as famílias que vieram prestigiar este evento tão importante. Pais e mães que vierem até a avenida para prestigiar este dia tão importante. O tema escolhido é bem atual e precisamos sempre refletir sobre ele, sempre lutando para promovermos da melhor maneira a diversidade e paz por meio da educação”, declarou a primeira-dama, Agnes Oliveira.

O prefeito Nagib elogiou a dedicação e trabalho das secretarias e todas as instituições participantes. “O tema de nosso desfile cívico este ano é muito bem vindo. É um tema sempre necessário, principalmente em nosso Estado e nossa região, que é tão rica em sua diversidade étnica e cultural. No entanto, a nossa sociedade precisa estar alerta para as ações de promoção da igualdade entre todos e a paz. Nossos alunos mostraram com muita criatividade e beleza essa importante mensagem para o povo codoense. Celebrar o sete de setembro é uma das melhores formas de exercer a cidadania e conscientizar a todos sobre a importância de valorizar e acreditar no nosso país e em nosso povo”.

Ascom – PMC

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.