foto Nilton Messias

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), localizado na Rua Benjamin Constant, no bairro São Sebastião, foi reinaugurado e entregue a população codoense na manhã deste domingo, 16 de abril, durante as celebrações do aniversário dos 121 do município de Codó.

Além do prefeito Francisco Nagib e da Primeira Dama e Secretária de Desenvolvimento Social, Agnes Oliveira, estavam presentes o ex-prefeito de Codó, Zito Rolim, o presidente da Câmara Municipal, Expedito Carneiro, o deputado César Pires, secretários de governo e representantes do legislativo municipal.

Quando se tem uma equipe comprometida como o social, como a da Secretaria de Desenvolvimento Social de Codó, e uma estrutura adequada, os ganhos são imensos e o Centro Pop é uma referência para o fortalecimento das pessoas que estão em situação de rua, para que elas possam conseguir ter acesso aos direitos de todos os cidadãos”, disse o vereador Pastor Max

Centro POP

O Centro Pop é um espaço de referência para o convívio grupal, social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. De acordo com a Secretária de Desenvolvimento Social, Agnes Oliveira, o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua irá proporcionar vivências para o alcance da autonomia e estimulará a organização, a mobilização e a participação social desse público.

Nesse espaço, que reestruturamos e estamos entregando hoje, as pessoas em situação de rua terão acesso a toda a estrutura e assistência necessária, recebendo atendimento social, psicológico e pedagógico, podendo participar de grupos de terapia ocupacional e oficinas de artes, além de contar com um espaço para higienização e lavagem de roupas. O Centro POP não é um abrigo e sim um espaço adequado para atender tecnicamente à população que vive em situação de rua e auxiliá-la a sair dessa situação”, explicou a secretária.

Em seu discurso, o prefeito Francisco Nagib parabenizou toda a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e agradeceu a sociedade codoense em apoiar a iniciativa. “O objetivo do espaço é reestruturar o projeto de vida dessas pessoas que estão nas ruas, resgatar a sua auto-estima e reinseri-las na sociedade. Fico feliz de poder reinaugurar no aniversário de nossa cidade um projeto como esse. poder dar dignidade a pessoas que perderam completamente o vínculo social”,