Em pleno funcionamento desde 2014, o Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua, o Centro POP de Codó, tem ofertado atendimentos individuais e coletivos, oficinas, atividades de convívio social e socialização, bem como atividades que incentivam o protagonismo e a participação social. Na atual gestão, ‘Mais Avanço, Mais Conquistas’, a unidade funciona na Rua Benjamin Constant, Bairro São Sebastião, tendo como atendimento espontâneo vinte a quatro moradores de rua, que durante o dia encontram no espaço um ponto de apoio, para realizar higiene pessoal, alimentação, guardar seus pertences e participar de atividades que os tirem do ambiente das ruas.

Na unidade, as pessoas recebem atendimentos e participam de atividades socioeducativas de uma equipe multidisciplinar, especializada e bem capacitada para os atendimentos. “É uma política da Assistência Social para as pessoas em situação de rua e em estado de vulnerabilidade. Funcionamos na Benjamin Constant, nº 1264, Bairro São Sebastião, das 8hs às 17hs, ofertando alimentação adequada, atendendo com uma equipe bem dinâmica e especializada, que trabalha desde a abordagem nas ruas até as atividades educativas sociais e internas”, informou a Coordenadora do Centro POP, Laisa Lopes.

O Centro POP é um serviço da Proteção Especializada da Assistência Social, estando sobre a responsabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que realiza um trabalho importante, ao garantir aos moradores de rua, de Codó ou não, um espaço de convívio social e de desenvolvimento de relações, como solidariedade, afetividade e respeito mútuo, rompendo com os preconceitos e, algumas vezes promovendo o retorno do indivíduo para as suas famílias.

Nossos atendimentos, oficinas, atividades e dinâmicas visam também estimular a autoestima dos moradores de rua que são referenciados pra nossa unidade. Isso deve ajudar a inseri-los de volta as suas famílias e na sociedade. Aqui são feitos atendimentos psicossociais, sociais e psicológicos . por meio das atividades e esse contato diário, conseguimos ir resgatando a autoestima, dignidade e a consciência de seus direitos nos atendidos”, explicou Nágela Cantanhede, Psicóloga do Centro POP

A Unidade de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua de Codó é mais do que um local onde os freqüentadores fazem suas refeições de café da manhã, almoço e lanche da tarde, é um espaço imprescindível para o resgate da dignidade humana. A rotina dos mais de vinte atendidos pelo centro é sempre preenchida de atividades, orientadas por Educadora Social, Psicóloga e Assistente Social.

É um direito deles e uma missão nossa, garantir que essas políticas públicas cheguem até essas pessoas, resgatá-las , cuidá-las com dignidade e respeito, e garantir seus direitos e atender suas demandas. Mais do que resgatar e cuidar, as atividades e atendimentos tem o objetivo de incentivá-los  para mudança de vida. Quero agradecer a todo apoio dado pela nossa Secretária de Desenvolvimento Social, Agnes Oliveira e ao prefeito Francisco Nagib, que nos dá todas as condições para a realização de um trabalho compromissado”, finalizou a coordenadora Laisa Lopes.

Ascom – PMC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.