Na manhã desta terça-feira (11) autoridades municipais, representantes dos órgãos de segurança se reuniram com o prefeito de Codó, Francisco Nagib, em seu gabinete. A reunião foi para o planejamento da programação de todo o esquema de segurança durante o período do Carnaval 2020. Na ocasião estavam representantes do Departamento de Segurança Patrimonial e Trânsito, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e DMTrans.

Foram tratados assuntos importantes como confirmação da programação e o plano de segurança durante os seis dias de festa oficial e os eventos extras que antecedem o carnaval. A coordenação passou todas as informações para os órgãos de segurança e foi elaborada toda a estratégia e o plano para a segurança durante o carnaval 2020. A Polícia Civil atuará na repressão ao tráfico de drogas. Três escrivãs estarão de plantão para autuarem em flagrante quem quer que venha a ser preso.

O Corpo de bombeiros tratou de gás de cozinha nas barracas, o isolamento da área em relação aos primeiros socorros e do apoio do SAMU e de uma equipe de Bombeiros Civis que estão de serviço no carnaval. Em 2020, seguranças particulares também serão contratados, e em numero maior que o ano anterior. O Tenente-coronel Jurandir Braga informou que pretende trabalhar com média de 48 a 50 policiais por dia e terá vídeo monitoramento.

De acordo com prefeito Francisco Nagib, o diagnóstico sobre as questões de logística e segurança são imprescindíveis para a realização de um carnaval de paz e grande qualidade, para moradores e visitantes, principalmente nos dias de grandes atrações nacionais e maior movimentação, como sexta-feira de carnaval e quarta feira.

Eu quero dizer que a intenção de fazer, exatamente, a quarta-feira de cinzas com uma banda grande é pra trazer o turista pra nossa cidade, as pessoas que estão vindo de Luis Corrêa com destino a São Luís, as de São Luís indo pra Teresina vão parar e dizer – vou ficar aqui porque aqui tem Psirico hoje e eu quero conhecer essa cidade e vai ver o calor que é o folião codoense. Estamos preparando tudo com muito trabalho e eficiência para termos um carnaval grandioso, bonito, de grande qualidade e muito seguro